Perguntas sobre o sabor do azeite

Muitos indicadores só podem ser julgados por especialistas, mas há outras características importantes que podem ajudá-lo a distinguir um bom azeite de um produto médio: fragrância e sabor.

Fragrância: a primeira avaliação é olfativa, que lhe dá uma percepção de ambos os aromas positivos. Esses aromas são as notas frutadas típicas e o aroma de vegetais e ervas como alcachofra, tomate, ervas aromáticas e amêndoas. Aspectos negativos como fragrância desagradável, sabor fermentado também podem ser notados.

Sabor: com a segunda avaliação, as fragrâncias básicas são confirmadas, mas também é possível notar o gosto amargo e picante.

Em quase todos os óleos oriundos de azeitonas frescas de alta qualidade, pressionadas imediatamente após a colheita, você poderá experimentar um sabor ligeiramente amargo e picante. Essa característica do azeite extra virgem vem dos poderosos antioxidantes naturais (polifenóis) encontrados no óleo de oliva. De acordo com a medicina moderna, esses antioxidantes desempenham um papel importante na luta contra a oxidação (e, portanto, o envelhecimento) das células do corpo humano.

O azeite pode ser guardado o mais tardar até o final do mês indicado na embalagem.

O azeite começa a congelar em temperaturas abaixo de 7 graus Celsius. Isso não afeta sua qualidade. À temperatura ambiente, o azeite retornará ao seu estado original.

Leia mais
packshot warm
packshot cold