Lombo de Porco passado em Adobo com Purê de Banana

6 porções

Ingredientes:

1 ¾ – 2 xícaras de Azeite Extra Virgem Picual Carbonell

1,360 kg de lombo de porco, limpo e cortado em porções de 226 g

9-10 dentes de alho (depende do tamanho dos dentes)

2 colheres de sopa de alecrim picado

4 bananas-da-terra maduras

4 xícaras de água

1 colher de chá de sal grosso

½ colher de chá de sal

226 g de manteiga esfriada, corte em cubos de 5 cm

¼ – ½ xícara de creme de leite morno

¼ xícara de flocos de pimentão vermelho

1 pequena quantidade de salsa italiana, limpa e desfolhada

3 colheres de sopa de vinagre branco

3 colheres de sopa de água

Sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto

Modo de Preparo:

  1. Para fazer a marinada, junte 1 xícara de Azeite Extra Virgem Picual Carbonell, ¼ xícara de alho picado e 2 colheres de sopa de alecrim fresco picado em uma tigela.
  2. Passe os lombos de porco pela marinada, coloque em uma vasilha, cubra e mantenha na geladeira por, pelo menos, 48 horas antes de servir.
  3. Para o Purê Doce de banana-da-terra, ferva água em uma panela de tamanho médio. Usando uma faca, descasque as bananas-da-terra, cortando-as longitudinalmente primeiro. Remova a veia do centro, depois corte em pedaços de 10 cm. Cozinhe até as bananas-da-terra ficarem moles. Escorra e passe-as pelo espremedor de batata. Em uma tigela, junte as bananas-da-terra espremidas com a manteiga. Bata-as lentamente adicionando o creme de leite. Tempere com sal e pimenta.
  4. Prepare a salsa em um processador de alimentos. Comece adicionando 2 dentes de alho, os flocos de pimentão vermelho e uma colher de chá de sal grosso. Adicione a salsinha até o purê ficar bem fino. Transfira para uma tigela e bata em 3 colheres de sopa de vinagre, 3 colheres de sopa de água e ¾ xícara de azeite de oliva.
  5. Em uma panela tipo Sauté, em fogo alto, adicione duas colheres de sopa de azeite e os lombos de porco. Saltear todos os lados até a carne dourar. Retire do fogo e termine de cozinhar em forno, a 180°C, por aproximadamente 8 minutos.
  6. Deixe a carne descansar por 3 minutos; depois corte na diagonal em fatias de 3,5 cm.

Para servir, coloque o purê doce de banana-da-terra no meio do prato. Posicione, em forma de leque, o lombo de porco na frente do purê de banana doce. Coloque a salsa na diagonal na borda do lombo de porco.

packshot warm
packshot cold