Como o azeite Carbonell é produzido?

O azeite Carbonell é produzido em Córdoba, Espanha.

Para garantir a excelente qualidade do azeite Carbonell, as azeitonas devem ser colhidas quando estão perfeitamente maduras. A colheita das azeitonas é um processo que pouco mudou ao longo dos séculos: elas são colhidas à mão ou são cuidadosamente removidas das árvores com varas longas. As azeitonas então caem sobre um pano de lona macio para evitar que sejam danificadas. A parte mais importante da colheita é certificar-se de que os frutos não sejam danificados e de que sejam prensados em até 24 horas após a colheita.

Assim que as azeitonas são colhidas, elas são levadas para um moinho. Para obter um azeite de excelente qualidade, é importante que as azeitonas sejam processadas no prazo de 24 horas após serem colhidas. No moinho, as azeitonas são primeiramente lavadas em água fria e depois peneiradas para separá-las das folhas, caules e galhos. Após a lavagem, elas são classificadas por tipo e qualidade e prensadas com uma pedra de moinho tradicional. As azeitonas são prensadas junto com seus caroços. Após o processo de prensagem, a pasta resultante é prensada. Durante a prensagem, a umidade é pressionada para fora das azeitonas junto como o azeite. Para separar a umidade do azeite, a pasta é colocada em um grande tambor que gira em alta velocidade. Isso faz com que o azeite (que é mais leve) seja separado da umidade (que é mais pesada). Esse processo é chamado de “centrifugação”.

 

Em seguida, o azeite resultante passa por classificação e testes exaustivos. O azeite é então armazenado até que seja embalado ou refinado.

 

 

Bookmark the permalink.
packshot warm
packshot cold